Newsletter Cibersegurança
ABRIL 2020

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Aprenda a utilizar corretamente as ferramentas de Comunicação / Vídeo

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A Pandemia do Coronavírus transformou a forma de muitas organizações operarem no dia-a-dia e obrigou à rápida adoção de ferramentas de comunicação alternativa, nomeadamente as de vídeo-conferência.

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Estas ferramentas deixaram de ser usadas num contexto esporádico e passaram a ser ferramentas de trabalho constante para milhões de profissionais.

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Como em todos os contextos, sempre que existe uma alteração acabam por surgir novos riscos, que têm de ser adequadamente geridos e mitigados:

1. Selecione ferramentas adequadas

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Procure tirar partido de ferramentas que utilizem comunicações cifradas ponto a ponto com chaves apropriadas, evitando a interceção dos seus conteúdos

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Utilize preferencialmente ferramentas que permitam uma gestão centralizada dos parâmetros da plataforma que sejam aplicáveis a todos os utilizadores

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Tenha particular atenção às configurações dos parâmetros de autenticação, privilegiando sempre formas de autenticação que tirem partido do atributo multi-fator

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Desconfie de ferramentas que pedem acesso à sua agenda telefónica inteira ou a parâmetros do sistema que não sejam necessários para a sua função

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Garanta a instalação de atualizações ao software, de forma a tirar partido das últimas correções de funcionalidade e segurança

2. Faça uma utilização apropriada

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Evite usar salas privadas sempre com a mesma identificação e faça setup de salas específicas, para cada reunião, com identificadores aleatórios

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Permita apenas a utilizadores autenticados assistir às reuniões

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Defina uma password para a sessão, evitando a participação inusitada de outros participantes

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Não permita aos utilizadores entrar na sala sem que o organizador esteja presente, filtrando assim as entradas na vídeo-conferência

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Feche (Lock Down) as suas reuniões quando todos os participantes estiverem presentes, prevenindo novas entradas na reunião

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Desligue as funcionalidades de partilha de ficheiros, sempre que estas não sejam requeridas

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Desative a entrada na comunicação por telefone, sempre que este meio não se revele necessário atendendo aos participantes da reunião

3. Garanta a privacidade

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Procure realizar as suas comunicações em locais visualmente neutros, evitando a partilha de informação desnecessária ao contexto

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Privilegie meios alternativos, mais diretos e seguros, para a partilha de informação sensível, como é o caso das senhas de acesso

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Evite realizar comunicações a partir de espaços públicos ou outros onde terceiros possam aceder, via auditiva ou visual, ao conteúdo da reunião

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Participe e partilhe levando sempre em consideração que é possível outro participante tirar screen-shots ou fotografias ao conteúdo presente no seu ecrã

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