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novembro 2022
 

Segurança nas compras online | O que recomendamos

Desde os tempos do confinamento, com a pandemia, que as compras online tiveram um crescimento significativo. Segundo um estudo recente da Marktest, cerca de 60% dos portugueses fazem compras online, registando um crescimento de 4% em relação a 2021. E com elas também aumentou o risco de fraude na utilização deste canal de compras. Assim, relembramos aqui algumas das principais dicas para se proteger contra ataques maliciosos online:

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1. Pratique uma navegação segura na web onde quer que esteja, verificando sempre o ícone de cadeado na barra do navegador, isso significa uma ligação que transporta os seus dados de forma segura.

 
 
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2. Quando utilizar Wi-Fi, evite redes abertas, sem chave de acesso, como o caso de alguns serviços de acesso gratuito à Internet.

 
 
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3. Se estiver a utilizar um ponto de acesso público não seguro, recorde-se das boas práticas da utilização da Internet evitando atividades sensíveis que exigem passwords ou cartões de crédito. O seu hotspot é muitas vezes uma alternativa mais segura ao Wi-Fi gratuito.

 
 
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4. Não revele informações de identificação pessoal, como número de contribuinte ou data de nascimento a fontes desconhecidas.

 
 
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5. Digite os URLs do site diretamente na barra de endereço em vez de clicar em links ou recortar e colar do e-mail.

 
 
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6. Fique atento a e-mails de phishing e sites falsos. Desconfie de qualquer e-mail pedindo para verificar ou renovar as suas credenciais, mesmo que pareça vir de uma fonte confiável. Em todos os casos, tente verificar a autenticidade da solicitação através de outros meios, como o acesso direto ao serviço em causa.

 
 
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7. Não clique em links suspeitos, nem abra anexos duvidosos, sobretudo se surgirem no contexto de e-mails relativos a compras, encomendas ou outras ações que não se recorda de ter feito.

 
 
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8. Verifique regularmente as suas contas online e os seus extratos bancários e comunique qualquer atividade suspeita ao seu banco. Se acha que foi vítima de um ataque, entre em contacto com o seu banco. Se possível, ative a autenticação de dois fatores para pagamentos.

 
 
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9. Certifique-se de que o seu sistema (sistema operativo e aplicações) está atualizado, bem como garanta que o antivírus e anti malware estão instalados e totalmente atualizados.

 

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