Na atual era digital as crianças estão expostas a uma variedade de ameaças online que podem comprometer a sua segurança. Como tal, é essencial que os pais tomem medidas proativas para proteger os filhos online.
Violações de dados e ciberataques são cada vez mais comuns. Para manter a sua identidade online e informações privadas seguras, é essencial ter atenção às suas passwords.
Nos dias de hoje a inteligência artificial (IA) é utilizada no nosso quotidiano regularmente, quer seja no reconhecimento utilizado para desbloquear o telemóvel, na procura dos melhores destinos de férias no browser ou nas recomendações de séries e filmes num qualquer serviço online de streaming.
Fazer backup de dados, vulgo cópias de salvaguarda é uma necessidade crítica nos tempos atuais. Com a pegada digital cada vez maior nas nossas vidas é essencial garantir que as informações guardadas nos nossos computadores, smartphones e noutros dispositivos estejam seguras e protegidas.
Existem várias maneiras pelas quais os invasores estão a utilizar atualmente a inteligência artificial (IA) em ciberataques.
Phishing, smishing e vishing são técnicas de engenharia social utilizadas pelos cibercriminosos na tentativa de obter informações pessoais ou a instalação de malware que permitam a realização de fraudes, sobretudo financeiras. Para o efeito, o atacante utiliza um meio eletrónico para enviar conteúdo que lhe permita por exemplo simular uma marca real, fazer-se passar por alguém de confiança na tentativa de levar a vítima a passar informação sensível ou a executar algo, neste caso recorrendo a attachments maliciosos. Quando esta técnica é utilizada através de SMS, dá pelo nome de smishing e, por telefone (voz), de vishing.
À medida que a importância da tecnologia cresce, de ano para ano, também o interesse dos cibercriminosos aumenta para aceder ao maior número de informações e dados tanto pessoais, como corporativos. Desta forma, atualmente, é mais importante do que nunca estar ciente das ameaças online para evitar ser a próxima vítima. Aqui estão os esquemas fraudulentos online mais comuns a serem evitados em 2023.