A cibersegurança deixou de ser apenas uma matéria técnica e é hoje uma prioridade de gestão que garante a continuidade e o crescimento sustentável das organizações e da sociedade, numa era em que serviços, infraestruturas críticas e a vida digital dos cidadãos dependem de sistemas fiáveis e protegidos.
Em 2024, foram bloqueados mais de 33 milhões de ataques maliciosos a dispositivos móveis, segundo a Kaspersky Security Network. Hoje em dia, usamos o telemóvel para praticamente tudo — desde aceder ao banco, trabalhar, fazer compras online ou simplesmente conversar, pelo que torna-se essencial perceber os riscos.
Em setembro de 2023, a MGM Resorts, um dos maiores grupos hoteleiros e de casinos do mundo, sofreu um ciberataque que paralisou operações durante quase uma semana, afetando propriedades icónicas como o Bellagio, Cosmopolitan e Mandalay Bay.
Entre os dias 4 e 6 de junho, Estrasburgo recebeu mais de 500 especialistas em cibersegurança e cooperação jurídica provenientes de mais de 100 países durante a 15.ª edição da Octopus Conference, organizada pelo Conselho da Europa.
Os ataques de phishing continuam a ser uma das maiores ameaças no mundo digital — tanto para utilizadores individuais, como para empresas. Estes ataques usam truques de engenharia social para enganar a vítima e levá-la a clicar num link malicioso, partilhar informações sensíveis ou instalar software perigoso.
É verdade — o Dia Mundial da Password celebra-se todos os anos na primeira quinta-feira de maio. O objetivo? Sensibilizar utilizadores e organizações para a importância da segurança digital e dos riscos associados ao uso de palavras-passe fracas, reutilizadas ou expostas.