Home
Newsletter Cibersegurança
DEZEMBRO 2020

Roubo de Identidade e Esquemas de Fraude Internet

Numa altura muito propícia a transações, partilhas nas redes sociais, recordamos as práticas para evitar roubo de identidade e reduzir o risco a esquemas de fraude.

Roubo de Identidade e Esquemas de Fraude Internet

Ameaças comuns da Internet

À medida que a tecnologia evolui, os cibercriminosos utilizam técnicas cada vez mais sofisticadas para roubar identidade, informações pessoais e dinheiro. Para se proteger de ameaças online, deve saber a que estar atento. Algumas das ameaças mais comuns na Internet incluem:

Check

As ameaças com o tema COVID-19 assumem a forma de e-mails com anexos maliciosos ou links para sites fraudulentos para enganar as vítimas a revelarem informações confidenciais ou que façam doações para instituições de caridade ou causas fraudulentas. Por exemplo, cuidado ao lidar com qualquer e-mail com assunto, anexo ou hiperlink relacionado com COVID-19 e seja cauteloso em relação a pedidos nas redes sociais, SMS ou chamadas telefónicas relativas a este tema.

Check

Outras ameaças ocorrem quando recebe um e-mail ou chamada telefónica de uma pessoa que afirma ser de uma entidade oficial, membro da família ou amigo solicitando informações pessoais ou financeiras. Por exemplo, alguém fazendo-se passar por uma entidade dizendo que os dados não estão atualizados e que há faturas em atraso, dando novos dados e valores em dívida, levando a pagamentos fraudulentos.

Dicas simples

1. Duplique a sua Proteção de Login

Habilite a autenticação multifator (MFA) para garantir que é a única pessoa com acesso à conta. Utilize-o para o e-mail, acesso ao homebanking, redes sociais e qualquer outro serviço que requeira login. Optando pela autenticação multi-factor, habilite-a utilizando um dispositivo móvel confiável, como o seu smartphone, um aplicativo autenticador ou um token seguro.

Image3

2. Não facilite na Atribuição de Passwords

Seja criativo e personalize as suas passwords em diferentes sites, o que pode impedir que os cibercriminosos obtenham acesso a essas contas e o protejam em caso de violação. Utilize gestores de passwords para gerar e sugerir diferentes e complexas senhas para cada uma das suas contas.

Image5

3. Esteja atualizado

Mantenha o seu software atualizado com a versão mais recente disponível. Mantenha as suas configurações de segurança para estas garantirem as informações seguras, ativando as atualizações automáticas e defina o seu software de segurança para executar verificações regulares.

Image6

4. Desconfie e Confirme

Tenha sempre em mente as boas práticas de desconfiar e confirmar sempre que os pedidos ou as ofertas que receber envolvam disponibilizar os seus dados, seguir links, executar ações que desconhece ou simplesmente se a oferta que lhe fazem parecer boa de mais.

Image24

Proteja-se de fraude online

Permaneça protegido enquanto estiver conectado: O desafio é que, sempre que estiver online, estará vulnerável. Se os dispositivos em rede forem comprometidos por qualquer motivo, ou se os hackers violarem um firewall criptografado, alguém poderá estar a espiá-lo, até mesmo na sua própria casa com Wi-Fi criptografado.

Check

Pratique uma navegação segura na web onde quer que esteja, verificando o ícone de cadeado na barra do navegador — significa uma ligação segura.

Check

Quando estiver com acesso Wi-Fi, evite o acesso gratuito à Internet sem encriptação.

Check

Não revele informações de identificação pessoal, como número da conta bancária, número de contribuinte ou data de nascimento para fontes desconhecidas.

Check

Se estiver a utilizar um ponto de acesso público não seguro, recorde-se das boas práticas da utilização da Internet evitando atividades confidenciais (por exemplo, acesso bancários) que exigem senhas ou cartões de crédito. O seu hotspot é muitas vezes uma alternativa mais segura ao Wi-Fi gratuito.

Check

Digite os URLs do site diretamente na barra de endereço em vez de clicar em links ou recortar e colar do e-mail.